Individual Projects

“Sistemas de informação, interpretação e orientação para parques naturais: Projecto piloto para o Parque Natural do Tejo Internacional”.

Researcher: João Neves

“Desenvolvimento de mapas narrativos de imagem em estudos exploratórios de projetos de design de comunicação”.

Researcher: José Silva

“Design de acessórios aliado ao desperdício têxtil, novos materiais e tecnologias”.

Researcher: Ana Margarida Fernandes

Financed projects

O projeto consiste na criação e teste de uma nova metodologia internacional de incubação de ideias, adaptada às microempresas do setor agroalimentar, que aumente a intensidade tecnológica e de conhecimento com vista à formulação de produtos de excelência (totalmente novos ou adaptando os existentes), ajustados a nichos de mercado externos. Através de um processo de inovação aberta, serão estimuladas a atitude empreendedora, a criatividade e a inovação nas diversas fases da cadeia de valor desde a ideia até à entrada no mercado. A cooperação será um fator decisivo para potenciar a inovação disruptiva, otimizar processos, partilhar conhecimento e mercados, atingir dimensão crítica e minimizar barreiras culturais.

Instituição proponente

Parcerias

Financiamento

O projeto ambiciona desenvolver um conjunto de ações vocacionadas a capitalizar o conhecimento produzido pelo IPCB e IPG em torno da valorização económica dos “Azeites de Montanha”, de forma a reforçar o posicionamento das empresas da fileira por adoção das melhores práticas e processos inovadores que concorram para a produção de azeites diferenciáveis pela sua qualidade e que potenciem características organolépticas distintas, contribuindo para a introdução de novos métodos e técnicas que irão intensificar a capacidade competitiva, a visibilidade e o reconhecimento dos “Azeites de Montanha”. As principais atividades a desenvolver serão as diversas sessões técnicas (em olival, em lagar e em sala), os estudos de azeites com métodos rápidos e de caracterização sensorial, a produção de cartas de índice de vegetação,  a estratégia e unidade demonstradora de marketing, que culminarão no website, em produção de vídeos, manuais de  boas práticas e em livro de apresentação de resultados.

Instituição proponente

Instituição Participante

Parceiros Institucionais

Financiamento

O projeto tem como principais objetivos estudar, comunicar e promover o património associado às comendas da Ordem de Cristo. Por outro lado, o projeto procurará promover a salvaguarda do património e a sua comunicação à sociedade de modo inteligível e aberto, procurando ter um papel de formação cívica e educativa, disponibilizando instrumentos informativos científicos que auxiliem os promotores turísticos, as autarquias ou centros decisores na valorização e divulgação turística da região.
Pretende-se efetuar o estudo da bibliografia inerente à área e da respetiva documentação, desenvolver fichas descritivas dos edifícios e do património integrado, criar uma geografia do património histórico-artístico da Ordem de Cristo entre o Zêzere e o Tejo. Serão definidas rotas turísticas e promovidas através da criação de website multiplataforma, mapas, sistema de informação e orientação, infografias, vídeos e imagens animadas.
A aplicação dos meios resultantes do projeto de investigação, assenta no envolvimento dos Municípios da Covilhã, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão e do Geopark Naturtejo, bem como a participação da Diocese da Guarda e Diocese de Portalegre/ Castelo Branco e ainda o ARTIS – Faculdade de Letras da Un. Lisboa.

Instituição proponente

Instituições Participantes

Parcerias

Financiamento

O projeto DermoBio pretende desenvolver novos produtos dermocosméticos com base nas águas termais e óleos essenciais, alicerçados no menor risco destes materiais causarem ou produzirem reações adversas, para além do seu potencial terapêutico.
Assim, serão destacadas as aplicações das águas termais e dos óleos essenciais característicos da região, em particular no campo do desenvolvimento de sistemas inovadores em cosmética e entrega direcionada de moléculas bioativas, após uma caracterização e avaliação da sua eficácia e segurança.
Propomos um projeto de investigação laboratorial sobre a aplicação biotecnológica da água termal do Cró e dos óleos essenciais.
De acordo com os objetivos estabelecidos, a equipa de investigação tem a oportunidade de ampliar e replicar as técnicas e metodologias amplamente desenvolvidas por cada um, desde a produção, à extração, caracterização e aplicação de compostos naturais no desenvolvimento de dermocosméticos, bem como o desenvolvimento de um produto capaz de ser comercializado no mercado, desenvolvendo-se o processo identidade visual, design de embalagem, design de comunicação e promoção do produto.

Instituição proponente

Instituições Co-Promotores

Parceiros Institucionais

Financiamento

Participação internacional de investigadores rethink no projeto:

Entidade Solicitante

Designação do Projeto

Re-Habitar el Barrio: Procesos de Transformación y Empoderamiento entre Universidad-Escuela-Sociedad a través de Prácticas Artísticas

PROYECTOS DE I+D+I (RETOS) – CONVOCATORIA 2017
Referencia: EDU2017-84750-R
Tipo: A

Objetivo Principal

O projeto parte da hipótese que as experiências de participação ativa e criativa com a arte são capazes contribuem para a construção e reforço da coesão social, melhorando condições de convivência, identitárias, educativas e culturais.
Através de um programa artístico de intervenção transdisciplinar, que inclui práticas artísticas participativas, pretende-se catalisar processos reflexivos e interventivos sobre a realidade socioeducativa do bairro a partir da triada: universidade, escola e sociedade.
Investigadoras principales
Noemy Berbel Gómez (Universitat de les Illes Balears)
Magdalena Jaume Adrover (Universitat de les Illes Balears)
Miembros del equipo de investigación
Antonio Juan Colom Cañellas (Universitat de les Illes Balears)
Pedro Antonio Salvá Tomás (Universitat de les Illes Balears)
Juan José Bermúdez de Castro Acaso  (Universitat de les Illes Balears)
María Elena Riaño Galán (Universidad de Cantabria)
Doctores del equipo de trabajo
Blanca Maravilla Díaz Gómez (Universidad del País Vasco)
Irene Amengual Quevedo (Museu Es Baluard)
Adolf Murillo Ribes (Generalitat Valenciana / Universitat de València)
Antònia Darder Mesquida (Universidad de les Illes Balears)
Marc Morell (Universitat de les Illes Balears)
Maria del Pilar Rovira Serrano (Escuela de Arte y Superior de Diseño de las Illes Balears)
María del Mar Gaita Socias (Museo Krekovic-Consell de Mallorca)
Francisco Cifuentes Utrero (Arquitecto)
Participación internacional
Graça Mota (CIPEM/Centro de Investigaçao EM, Oporto, Portugal)
Eduardo Lopes (Universidade de Évora, Portugal)
Daniel Raposo (Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal)
José Miguel Gago da Silva (Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal)
Colaboradores
Adolfina Pérez Garcias (Universitat de les Illes Balears)
Lluis Ballester Brage
Sofía Francisca Villatoro Moral
Equipo Docente de la Escuela/Instituto Pintor Joan Miró
Marina Vallcaneras
Carlota Tomás
Vicky Camacho
Pere Dàvila
Aina Orcera

Parceiros Institucionais

Fecha de inicio

01/01/2018

Duración del proyecto

3 años