Individual Projects

“Sistemas de informação, interpretação e orientação para parques naturais: Projecto piloto para o Parque Natural do Tejo Internacional”.

Researcher: João Neves

“Desenvolvimento de mapas narrativos de imagem em estudos exploratórios de projetos de design de comunicação”.

Researcher: José Silva

“Design de acessórios aliado ao desperdício têxtil, novos materiais e tecnologias”.

Researcher: Ana Margarida Fernandes

Financed projects

O projeto consiste na criação e teste de uma nova metodologia internacional de incubação de ideias, adaptada às microempresas do setor agroalimentar, que aumente a intensidade tecnológica e de conhecimento com vista à formulação de produtos de excelência (totalmente novos ou adaptando os existentes), ajustados a nichos de mercado externos. Através de um processo de inovação aberta, serão estimuladas a atitude empreendedora, a criatividade e a inovação nas diversas fases da cadeia de valor desde a ideia até à entrada no mercado. A cooperação será um fator decisivo para potenciar a inovação disruptiva, otimizar processos, partilhar conhecimento e mercados, atingir dimensão crítica e minimizar barreiras culturais.

Instituição proponente

Parcerias

Financiamento

O projeto ambiciona desenvolver um conjunto de ações vocacionadas a capitalizar o conhecimento produzido pelo IPCB e IPG em torno da valorização económica dos “Azeites de Montanha”, de forma a reforçar o posicionamento das empresas da fileira por adoção das melhores práticas e processos inovadores que concorram para a produção de azeites diferenciáveis pela sua qualidade e que potenciem características organolépticas distintas, contribuindo para a introdução de novos métodos e técnicas que irão intensificar a capacidade competitiva, a visibilidade e o reconhecimento dos “Azeites de Montanha”. As principais atividades a desenvolver serão as diversas sessões técnicas (em olival, em lagar e em sala), os estudos de azeites com métodos rápidos e de caracterização sensorial, a produção de cartas de índice de vegetação,  a estratégia e unidade demonstradora de marketing, que culminarão no website, em produção de vídeos, manuais de  boas práticas e em livro de apresentação de resultados.

Instituição proponente

Instituição Participante

Parceiros Institucionais

Financiamento

O projeto tem como principais objetivos estudar, comunicar e promover o património associado às comendas da Ordem de Cristo. Por outro lado, o projeto procurará promover a salvaguarda do património e a sua comunicação à sociedade de modo inteligível e aberto, procurando ter um papel de formação cívica e educativa, disponibilizando instrumentos informativos científicos que auxiliem os promotores turísticos, as autarquias ou centros decisores na valorização e divulgação turística da região.
Pretende-se efetuar o estudo da bibliografia inerente à área e da respetiva documentação, desenvolver fichas descritivas dos edifícios e do património integrado, criar uma geografia do património histórico-artístico da Ordem de Cristo entre o Zêzere e o Tejo. Serão definidas rotas turísticas e promovidas através da criação de website multiplataforma, mapas, sistema de informação e orientação, infografias, vídeos e imagens animadas.
A aplicação dos meios resultantes do projeto de investigação, assenta no envolvimento dos Municípios da Covilhã, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão e do Geopark Naturtejo, bem como a participação da Diocese da Guarda e Diocese de Portalegre/ Castelo Branco e ainda o ARTIS – Faculdade de Letras da Un. Lisboa.

Instituição proponente

Instituições Participantes

Parcerias

Financiamento

O projeto DermoBio pretende desenvolver novos produtos dermocosméticos com base nas águas termais e óleos essenciais, alicerçados no menor risco destes materiais causarem ou produzirem reações adversas, para além do seu potencial terapêutico.
Assim, serão destacadas as aplicações das águas termais e dos óleos essenciais característicos da região, em particular no campo do desenvolvimento de sistemas inovadores em cosmética e entrega direcionada de moléculas bioativas, após uma caracterização e avaliação da sua eficácia e segurança.
Propomos um projeto de investigação laboratorial sobre a aplicação biotecnológica da água termal do Cró e dos óleos essenciais.
De acordo com os objetivos estabelecidos, a equipa de investigação tem a oportunidade de ampliar e replicar as técnicas e metodologias amplamente desenvolvidas por cada um, desde a produção, à extração, caracterização e aplicação de compostos naturais no desenvolvimento de dermocosméticos, bem como o desenvolvimento de um produto capaz de ser comercializado no mercado, desenvolvendo-se o processo identidade visual, design de embalagem, design de comunicação e promoção do produto.

Instituição proponente

Instituições Co-Promotores

Parceiros Institucionais

Financiamento

Entidade Solicitante

Designação do Projeto

Re-Habitar el Barrio: Procesos de Transformación y Empoderamiento entre Universidad-Escuela-Sociedad a través de Prácticas Artísticas

PROYECTOS DE I+D+I (RETOS) – CONVOCATORIA 2017
Referencia: EDU2017-84750-R
Tipo: A

Objetivo Principal

O projeto parte da hipótese que as experiências de participação ativa e criativa com a arte são capazes contribuem para a construção e reforço da coesão social, melhorando condições de convivência, identitárias, educativas e culturais.
Através de um programa artístico de intervenção transdisciplinar, que inclui práticas artísticas participativas, pretende-se catalisar processos reflexivos e interventivos sobre a realidade socioeducativa do bairro a partir da triada: universidade, escola e sociedade.

Parceiros Institucionais

Financiamento

55.660,00 €

Fecha de inicio

26/12/2017

Duración del proyecto

3 años – 1 día